As histórias de pirilampos sempre me fascinaram mas, na verdade, nunca vi nenhum. Lembrei-me de pesquisar e descobri que realmente há motivos para nunca me ter cruzado com um desses bichinhos brilhantes...
![]() |
Há investigações sobre a actividade de uma enzima, denominada luciferase, presente nos pirilampos e noutros insectos luminosos, passível de aplicação clínica, nomeadamente no tratamento do cancro.
O Parque Biológico de Gaia tem a tradição de abrir ao público durante as noites de Junho para observação do fenómeno da bioluminescência (capacidade de emitir luz própria) [deve ser mesmo giro, vamos já agendar uma green trip com destino a Gaia para Junho?]
No Parque existe uma grande população de pirilampos, mas a espécie encontra-se em vias de extinção devido, sobretudo, à poluição. "São animais muito sensíveis às alterações ambientais, sendo por isso, também, considerados óptimos bioindicadores".
Os pirilampos podem ser encontrados, entre Maio a Agosto, e quem já apanhou um sabe que a luz deste insecto não queima e é das luzes mais frias da Terra.
Viver na cidade pode ter muitas vantagens mas no que toca a observação de fenónemos naturais nada bate a vida no campo.
ResponderEliminarOs pirilampos existem mesmo, basta esperar pelo calor e procurar alguma aldeola deste nosso belo portugal.
Desde pequena que vejo pirilampos mas ainda não vi nenhum agapito :)
desde pequena que vejo pirilampos, realmente é a vantagem de viver em meios mais pequenos....agora já não é tão facil encontrar pirilampos, devido ás mudanças que vão aocntecendo na natureza. eu deliciava-me mt qd era pequena e conseguia ver pirilampos era uma festa lol.... Agapitos acho que nunca vi lol
ResponderEliminarAgapito!? :))
ResponderEliminarpois... é engraçado... googalizei agapito e a wikipedia diz que foi um Papa! n me parece que seja bem isso a que a Sara se refere ;p vou perguntar ao meu avô o que é um agapito que tem ar de ser daquelas coisas que ele sabe. dp partilho ;)
ResponderEliminar